Oferecer diferentes tipos de alimento é importante?
A nutrição dos gatos filhotes é um ponto importante na saúde e desenvolvimento para a fase adulta. Os gatos adultos e senis podem ser muito seletivos na aceitação de um novo alimento, característica conhecida por neofobia, devido à sua acentuada sensibilidade às características organolépticas1.
Os gatos quando filhotes são mais receptivos a aceitação de um novo alimento e é a melhor fase para ter contato com variedades de texturas e formatos, como por exemplo, o alimento seco e o alimento úmido. Alimentos com os quais o gato teve contato nessa fase serão melhor aceitos na fase adulta. Da mesma forma, alimentos completamente novos podem ser rejeitados. Essa rejeição pode ser acentuada em certas situações como estresse, hospitalização, cirurgia e dor, entre outros, podendo aumentar o risco de rejeição alimentar1.
A palatabilidade do alimento também é fundamental para que o filhote felino seja atraído por aquele alimento. O olfato é um sentido de extrema importância para a aceitação de uma dieta nova e por esse motivo o aroma deve ser levado em consideração durante a formulação do alimento. Sendo assim, a oferta de diferentes texturas, aromas e sabores para o gato filhote evita a neofobia na vida adulta e senil, reduzindo o risco de aversões caso haja necessidade da introdução de uma dieta nova ao longo da vida.
Autor: SBNutriPet
Referências
1. MARIOTTI, V. M.; AMAT, G.; HERVERA, M.; BAUCELLS, M.; MANTECA, X. Factores ambientales implicados en el control de la conducta del perro y del gato: dieta, manejo y ejercicio. Clínica veterinaria de pequeños animales, v. 29, n. 4, p. 0209-215, 2009.