O que são os alimentos livres de grãos (grain free)
Os alimentos livres de grãos possuem como principal característica fontes alternativas de carboidratos em sua composição, como por exemplo, batata, ervilha, lentilha, mandioca, e batata doce, entre outros. Há milhares de anos os grãos são a base da alimentação humana e de outras espécies animais. Algumas opções de grãos normalmente utilizadas para a fabricação de alimentos para cães e gatos são milho, cevada, arroz, sorgo e trigo.
Pesquisas atuais com cães e gatos demonstram que não há diferença do ponto de vista de digestibilidade e aproveitamento dos nutrientes entre os alimentos com grãos ou livres de grãos [1]. Até o momento, não há dados científicos que confirmem que os alimentos livres de grãos sejam superiores aos alimentos que possuem grãos em sua composição [2,3].
Em caso de dúvidas sobre o que pode ser oferecido aos cães e gatos, consulte um profissional capacitado para avaliar a dieta e os petiscos oferecidos. É prudente questionar e sempre ter cuidado com os modismos que circulam na internet, pois escolhas equivocadas podem prejudicar a saúde dos pets. Cães e gatos possuem necessidades nutricionais específicas e a melhor opção para eles é fornecer um alimento que seja completo e balanceado. Isso significa fornecer um alimento que contenha todos os nutrientes essenciais para a sua saúde.
Referências:
1. Carciofi et al. 2008. Effects of six carbohydrate sources on dog diet digestibility and post-prandial glucose and insulin response. J. Anim. Phys. and Anim. Nutr. 92:326–336.
2. FREEMAN, L.M. et al.Diet-associated dilated cardiomyopathy in dogs: what do we know? Journal of the American Veterinary Medical Association. v.253, n. 11, p. 1390-1394, 2018.
3. YAMKA, Ryan. Why grain-free pet food isn’t better and carbs are good. Petfood Industry, 2017. Disponível em: https://www.petfoodindustry.com/pet-food-market/blog/15464133/why-grain-free-pet-food-isnt-better-and-carbs-are-good. Acesso em: 19 março. 2019.